Albert Dussel: o último membro do Anexo

Hoje vou falar da chegada de Dussel no anexo secreto, primeiramente foi comentado que é Dussel. Quem é Dussel? 
 Dussel foi (30 de abril de 1889 – 20 de dezembro de 1944) foi um dentista alemão. Ele foi um dos oito judeus refugiados no Anexo Secreto, dividindo um quarto pequeno com Anne Frank. Na verdade, seu verdadeiro nome é Fritz Pfeffer, mas por certos motivos (que explicarei daqui a pouco) ele é chamado pelo seu pseudônimo Albert Dussel por Anne. No Diário de Anne Frank (1947), ele e o grupo de pessoas foram traídos misteriosamente e capturados pela Schutzstaffel, morrendo no campo de concentração de Neuengamme vítima de enterocolite, em 1944. 
Chegada ao anexo 
Dussel chegou ao anexo no dia 16 de novembro de 1942(mas foi comentado no diário no dia seguinte), de acordo o diário Dussel ficou sem reações ao perceber como o anexo era feito e ao perceber o quanto os Franks tinham sido espertos ao espalhar o boato de que eles tinham fugido com um militar para Bélgica. Logo após isso ele vai explorar o anexo, arrumar seus poucos pertences e vai dormir enquanto todos almoçavam. 
Dussel ficou no quarto junto com Anne, pois os Franks não queriam que Dussel ficasse com Margot no mesmo quarto, pois ele poderia “despertar seus instintos carnais” por Margot. 
A princípio todos o acham gentil e que é uma boa pessoa, assim como esse trecho demonstra: 
“Como havíamos pensado o Sr. Dussel é um homem muito gentil. Claro que ele não se incomodou em dividir o quarto comigo; para ser honesta, não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas, mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa, e estou feliz por poder fazer este pequeno.” 
Mas ao longo do tempo Anne vai se estressando com ele, como esse trecho comenta: 
“Como se já não ouvisse bastante ‘psius’ durante o dia, porque estou fazendo barulho demais, meu caro companheiro de quarto teve a idéia de ficar fazendo ‘psius’ também à noite. De acordo com ele, eu não deveria nem me mexer. Eu me recuso a dar trela, e da próxima vez em que ele pedir silêncio vou devolver-lhe o ‘psiu’.” 
Mas o que me deixa mais impressionado é o tempo que passou para ela mudar de opinião sobre Dussel, no total foram três dias para isso ocorrer. Uma coisa interessante sobre a irritação de Anne sobre ele é que nós o conhecemos por Dussel, pois era assim que ela o chamava, para se entender melhor vamos ver primeiro o que significa Dussel em alemão. Dussel significa “idiota” ou “tonto”, com isso fica mais fácil de perceber o quanto Anne não o suportava. Não consigo dizer o que ele pensa sobre ela em relação a isso, pois não tenho informações a respeito. 


(Nota do 101 histórias: Este morador do anexo foi pesquisado pelo Samuel, aqui está o link do blog dele: http://blogdoshuel.blogspot.com.br )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Anexo Secreto e seus "moradores"

Linha do tempo de Anne Frank

A alimentação no Anexo